Você provavelmente já visitou sites como Tripadvisor, Yelp e Zillow um bilhão de vezes como usuário online… Eles precisam de milhares de páginas de conhecimento que parecem estar no topo dos resultados de pesquisa hiper específicos o tempo todo.
Por quê? Um especialista em SEO (otimização para mecanismos de busca) pode descobrir a única resposta lógica. É tudo por causa do SEO! O SEO programático pode ser uma abordagem comum no marketing digital que muitas pessoas desconhecem.
Neste post, abordaremos o que é SEO programático, como realizá-lo e as melhores táticas para criar páginas de destino em grande escala. Primeiro, vamos entender o que é SEO programático.
Índice
O que é SEO Programático?
Simplificando, SEO programático é uma maneira de criar páginas em massa do site com o objetivo de ter um ranking alto no Google em pesquisas locais.
Deixe-me explicar, o Yelp fornece um site dedicado a todos os tipos de pesquisas de negócios. Isso se deve ao fato de que eles empregam SEO programático para alcançar seu público-alvo.
O Tripadvisor, por exemplo, possui um site dedicado a praticamente todos os aspectos de viagens.
A marca está consistentemente no topo dos resultados de pesquisa para “melhores coisas para fazer em (cidade)”. Eles têm centenas de sites como este para cada cidade do planeta, com o mesmo estilo e informações.
Qual Exatamente é o Objetivo de Tudo Isso?
Eles estão cientes de que um grande número de pessoas está procurando por esses termos e querem alcançar o maior número de pessoas possível.
Como resultado, as empresas devem desenvolver milhares de páginas de destino para que seus links recebam o maior número de cliques. Pesquisas móveis, por voz e locais levam às páginas de destino.
No mundo do SEO, houve muitas discussões sobre o conteúdo 10x e como ele pode ajudar a melhorar seus rankings de pesquisa. Embora o conteúdo 10x seja ideal, o SEO programático permite que você ignore o procedimento de SEO muito longo.
Trata-se menos de produzir conteúdo de alta qualidade e mais de entregar uma experiência positiva ao usuário e páginas de destino de alto volume com intenção transacional.
Como Fazer SEO Programático?
Procure Um Termo Principal
O primeiro estágio é identificar um termo principal, que é um tipo amplo (ou padrão) de informação que pode ser ajustado para produzir uma variedade de temas distintos usando apenas uma ou algumas palavras.
“Integrações [Ferramenta 1] [Ferramenta 2]”, por exemplo, é a frase principal do Zapier. Usaremos o exemplo do Zapier ao longo deste tópico para torná-lo mais claro para você.
As intenções dos usuários ao pesquisar “integrações ConvertKit Webflow” ou “integrações Mailchimp Webflow” são muito diferentes, portanto, faz sentido para o Zapier ter páginas para esses tópicos e, mais amplamente, para cada produto existente em sua plataforma.
Se o Zapier tiver 3.000 ferramentas em sua plataforma, podemos simplesmente calcular que eles podem construir programaticamente 4.498.500 páginas (3.000 * 2.999 / 2).
Mesmo que cada uma dessas páginas receba apenas alguns visitantes por mês, elas ainda recebem uma quantidade significativa.
Verifique Se O Termo Principal Está Correto
Nem todas as palavras principais são apropriadas para conteúdo gerado programaticamente e nem todas as palavras principais valem o investimento em termos de tráfego orgânico.
Este termo principal é apropriado para SEO programático?
O material gerado programaticamente nem sempre é da melhor qualidade, o que significa que em algumas circunstâncias ele não será adequado para as páginas terem um bom ranking.
Além disso, a quantidade de material que você pode produzir com determinadas palavras principais é restrita, tornando imprudente desenvolver conteúdo automaticamente.
É por isso que você deve verificar se a frase principal é apropriada para SEO Programático. Para fazer isso, siga estas etapas:
- Examine a qualidade das postagens existentes que classificam para o termo principal. O conteúdo é gerado manualmente? Esta informação é relevante para a intenção de pesquisa dos usuários?
- Examine a autoridade do domínio das páginas que classificam para a palavra-chave principal. São sites conhecidos com um grande número de backlinks ou são apenas pequenos sites especializados?
- Verifique se a palavra principal é escalável. É possível construir centenas ou milhares de páginas usando o termo principal? É possível construir essas páginas automaticamente preenchendo campos com dados ou elas exigiriam muito trabalho manual?
Haverá mais tráfego com este termo principal?
Como você investirá muito tempo e recursos na expansão do seu projeto de SEO programático, é uma boa ideia fazer um pequeno experimento para ver se a palavra-chave principal geraria tráfego orgânico, exatamente como as empresas enxutas fazem.
Dentro do termo principal, crie três assuntos, escreva páginas curtas para cada um (não mais que 2 a 3 horas) e publique-os em seu blog. Verifique o Google Search Console após um mês. Você pode prosseguir com o projeto se eles fornecerem tráfego. Caso contrário, recomece com um novo experimento ou mude para uma frase principal diferente.
Reúna informações
Agora é hora de expandir o projeto para centenas ou milhares de páginas. Dados, coletados manualmente, extraídos por meio de APIs ou fornecidos por usuários, são a maneira mais popular de conseguir isso.
Proponho que você antecipe com antecedência que tipo de dados precisará para produzir páginas que tenham um bom ranking no Google para os termos principais. Para fazer isso, reexamine a concorrência e retire as melhores ideias e práticas deles.
É concebível que você já tenha muitos dados se administrar uma comunidade, mercado ou outros tipos de empresas onde as pessoas contribuem com material. Essas informações podem ser reutilizadas para gerar as páginas para o termo principal.
Por exemplo, o Zapier tinha todas as informações de que precisava para construir a página “integrações ConvertKit Webflow”, que mostra apenas as conexões suportadas e mais populares entre as duas plataformas.
Você cura os dados
Você provavelmente não possui nenhum dado, ou pelo menos não os dados necessários para construir as páginas para sua palavra-chave principal. Você terá que curar, raspar ou extrair dados manualmente das APIs se este for o caso.
Faça as páginas o maior possível
Depois de ter todos os dados, você deve gerar todas as páginas programaticamente e publicá-las em seu site. Não entrarei em detalhes sobre como implementar isso porque depende da pilha de tecnologia do seu site.
Vamos ver como o Zapier construiu as páginas para a página “integrações ConvertKit Webflow” programaticamente. Eles colocaram os conectores ConvertKit e Webflow mais populares no topo da página. Essas informações foram derivadas de seus dados de usuário.
Como eles sabem que muitos clientes que procuram conexões ConvertKit e Webflow estão procurando um desses dois processos, eles o colocam no topo da tela.
Como resultado, eles podem transformá-los em usuários do Zapier rapidamente.
SEO Programático é Igual a mais Tráfego de Pesquisa Orgânica?
Aumentei as impressões de pesquisa do DelightChat de 600 por mês para 240.000 por mês em 90 dias usando os conceitos que ensino neste curso. E isso é apenas o começo!
Desde que a peça foi postada inicialmente, recebi centenas de DMs do Twitter, e-mails e mensagens do LinkedIn. Na verdade, um cliente em potencial do DelightChat queria me recrutar como consultor de marca para sua empresa!
Percebi que meu método tinha valor, portanto, escolhi compartilhá-lo.
5 Problemas Comuns de SEO Programático
Estes são alguns dos problemas que eu e outras empresas encontramos ao trabalhar em campanhas de SEO programáticos:
- Rastreabilidade: Quando você tem muitas páginas, é possível que algumas delas não sejam indexadas pelo Google. Para garantir que o Google encontre todas as suas páginas, você precisaria melhorar a interligação entre elas. Para cada uma de nossas iniciativas de SEO programático, estamos atualmente experimentando o estabelecimento de um hub onde os usuários e o Google podem localizar todos os sites que compõem o projeto.
- Duplicação de conteúdo: Se você reutilizar os dados em várias páginas, poderá acabar com páginas quase idênticas. O Google pode puni-lo por isso. Certifique-se de que pelo menos metade das informações sejam exclusivas (tente 80% para segurança).
- Penalização manual: Você corre o risco de ser avaliado manualmente e talvez punido pelo Google se publicar milhares de páginas de uma só vez. Padrões de publicação incomuns são captados pelos algoritmos do Google, então não publique todas as suas páginas de uma vez.
- Conteúdo muito fino: muitos sites de SEO programático são compostos principalmente de gráficos e gráficos, com pouco ou nenhum texto descritivo. Isso pode resultar em páginas com pouco conteúdo que lutam para ter um bom ranking no Google. Dê a seu material gráfico descrições para acompanhá-lo.
- Canibalização: Não é incomum que a criação de páginas programáticas resulte em uma série de sites dedicados a temas e palavras-chave assustadoramente idênticos. Isso pode resultar em canibalismo de palavras-chave, o que significa que o Google pode ficar incerto sobre qual página deve ser classificada para a frase, então nenhuma delas é classificada. Certifique-se de que cada uma de suas páginas seja diferente das outras.
Técnicas de SEO para Sites Programáticos
o Google pode ficar incerto sobre qual página deve ser classificada para a frase, então nenhuma delas é classificada. Certifique-se de que cada uma de suas páginas seja diferente das outras.
Técnicas de SEO para sites programáticos Não é fácil planejar e executar uma estratégia de SEO para sites com centenas de milhões de páginas, mas existem maneiras de torná-lo mais fácil.
Páginas que foram criadas programaticamente em grande escala são conhecidas como páginas programáticas. As táticas de SEO desses sites visam muitas variantes de palavras-chave, criando automaticamente páginas de destino nesse tamanho.
Pesquisa de palavras-chave e modificadores de palavras-chave são os dois primeiros passos
Um dos aspectos mais difíceis de funcionar em uma base programática é realizar uma pesquisa completa de palavras-chave. É fundamental identificar e localizar as palavras-chave corretas para segmentar em todas as páginas enquanto se trabalha em um grande número de páginas e palavras-chave.
Antes de mergulhar no estudo, é aconselhável separar as páginas do site em alguns modelos para funcionar de forma rápida e eficaz.
É hora de criar buckets de palavras-chave e modificadores de palavras-chave depois de concluir todos os layouts de página.
Modificadores de palavras-chave são palavras-chave extras que ajudam com uma abordagem de cauda longa quando combinadas com suas frases principais e palavras-chave principais. Modificadores para a frase principal “ações da amazon”, por exemplo, podem ser qualquer coisa relacionada a participação de mercado, estatísticas, insights e assim por diante.
Hiperlinks Internos
As estratégias de links internos são críticas para sites enormes. Eles podem expandir drasticamente o número de páginas indexadas e depois distribuir a equidade do link entre elas. Ao trabalhar em sites grandes, um de seus principais objetivos deve ser garantir que o Google possa encontrar e indexar suas páginas.
Então, Como Você Implementa Recursos de Links Internos?
Ao olhar para o quadro geral, a Página A deve se conectar às Páginas B e C, enquanto a Página B deve se conectar às Páginas D e E, e assim por diante. Cada página deve, em teoria, receber pelo menos um link de outra página indexada no site.
O fato de novas páginas aparecerem regularmente é uma dificuldade para sites programáticos. É fundamental calcular e projetar além das páginas atuais para que você possa iniciar o link interno para as novas páginas.
Isso facilita a localização e a indexação adequada dessas páginas.
Regras para orçamento de rastreamento e desindexação
O orçamento de rastreamento é uma consideração significativa para sites enormes. Você precisa garantir que o Google sempre encontre e rastreie suas páginas mais úteis quando você tiver dezenas de milhões de páginas automatizadas.
Conteúdo, receita, valor comercial e prazer do usuário devem ser fatores importantes no valor de suas páginas.
Neste post, aprendemos o que é SEO programático e como podemos fazê-lo em nosso site, juntamente com os problemas mais comuns que as pessoas podem enfrentar.
Também vimos algumas técnicas de otimização de mecanismos de pesquisa.
Sobre mim
Olá, sou consultora de SEO com 13 anos de experiência em marketing online focada na qualidade dos resultados. Meu objetivo é ajudar o seu negócio a obter mais tráfego orgânico de forma sustentável.
Espero que você tenha gostado do meu artigo!