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Como executar migração de site bem sucedida do início ao fim: 12 etapas

By Andreza C S Ferrari29 de novembro de 2024dezembro 6th, 2024No Comments

Uma migração de site pode parecer como empacotar sua casa inteira e se mudar para o outro lado do país. Há muito o que acompanhar e você não quer perder nenhum bem valioso (ou, neste caso, progresso de SEO) ao longo do caminho. Quando feita corretamente, a migração de um site é uma chance de melhorar o desempenho do site, aprimorar a experiência do usuário e aumentar a presença na pesquisa. No entanto, com inúmeras partes móveis e várias equipes envolvidas, ter um plano organizado é essencial para uma transição suave. Para acertar em cheio, você precisa de um plano sólido e dedicação para fazer as coisas certas.

O que é uma migração de site?

Uma migração de site refere-se ao processo de fazer grandes mudanças envolvendo um site.
Isso pode incluir a mudança de um site para um novo domínio ou provedor de hospedagem, a mudança para um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) diferente ou a fusão de vários sites em um.

Por que o SEO é importante nas migrações de sites?

Algumas pessoas podem se perguntar o que o SEO tem a ver com a mudança de um site. Uma migração de site com SEO embutido pode preservar classificações, evitar perda de tráfego, reter a relevância de link, melhorar a experiência do usuário e descobrir novas oportunidades para melhorar o site. Uma migração de site sem SEO é repleta de suposições e decisões ruins e pode levar a uma perda de tráfego quase fatal. Eu já peguei alguns sites que praticamente tinham sumido dos resultados de busca.

Plano de pré migração: prepare-se com muita antecedência para a migração do seu site

Antes de pular na parte mais profunda, reserve um tempo para planejar definindo suas metas e objetivos. Quaisquer que sejam as metas de migração do seu site, documente-as e as etapas necessárias para torná-las realidade. Seja específico e torne suas metas mensuráveis. Isso ajudará a orientar seus esforços e fornecerá uma maneira clara de avaliar o sucesso pós-migração.

Realize uma auditoria de SEO completa
Uma auditoria de SEO completa avalia os pontos fortes do site e identifica áreas de melhoria. Parte disso envolve rastrear as classificações atuais do seu site, os níveis de tráfego e as métricas de engajamento usando ferramentas como Google Analytics, Google Search Console e outras.

Crie um plano de projeto
Mapeie um plano de projeto detalhado. Divida a migração em fases, atribua funções e responsabilidades e defina prazos realistas. Não se esqueça de reservar tempo para testes e solução de problemas. As migrações raramente acontecem sem problemas, então planejar o inesperado é fundamental.

Oportunidade em melhorar a estrutura e conteúdo do site

Só o termo migração de site já costuma abalar psicologicamente a maioria dos profissionais de SEO, mas sempre digo que também é uma grande oportunidade de mostrar o valor do SEO porque uma estrutura de site bem organizada melhora a experiência do usuário e ajuda os mecanismos de pesquisa a entender as relações entre suas páginas.

Pense em como você pode reestruturar e otimizar a navegação do seu site para o relançamento. Isso exigirá que você dê uma olhada em suas palavras-chave alvo e as mapeie para a navegação e o conteúdo. Agrupe o conteúdo relacionado em uma hierarquia lógica, facilitando para os visitantes do site e os mecanismos de pesquisa encontrarem exatamente o que precisam.

Eu chamo isso de silo de SEO, e os benefícios incluem:

  • Criar uma boa experiência do usuário pode resultar em mais tempo gasto no site.
  • Ajudar os mecanismos de pesquisa a determinar a relevância, o que posiciona o site para classificação para palavras-chave alvo.

O objetivo é que o topo de cada silo (categoria de navegação) seja baseado nas palavras-chave mais genéricas e construir uma hierarquia de subpáginas que suportem esse tópico de palavra-chave.
[Inserir imagem aqui] A imagem acima mostra uma estrutura de amostra para silo de SEO em um site fictício de ferramentas elétricas. As categorias principais são ferramentas elétricas sem fio, ferramentas elétricas elétricas e ferramentas elétricas a gás. As subpáginas de suporte são mostradas abaixo.

Conteúdo

Agora, para o conteúdo que preenche as páginas do seu site. Ao iniciar uma migração de site, é uma oportunidade perfeita para fazer melhorias.

O objetivo é garantir a qualidade do seu conteúdo quando você relançar.
Aqui estão algumas dicas ao revisar o conteúdo do seu site:

  • Revise as páginas da web de melhor desempenho e certifique-se de priorizá-las. Para páginas que não estão tendo um bom desempenho, decida se elas precisam ser reescritas, mescladas ou redirecionadas 301.
  • Avalie o conteúdo com algumas diretrizes em mente, como os princípios E-E-A-T do Google e seus conselhos sobre conteúdo útil.
    Revise todo o conteúdo para ter certeza de que ele é perene e completo. Se puder ser atualizado, faça-o. Se tópicos inteiros estiverem desatualizados, sinalize-os para fazer um redirecionamento 301 neles mais tarde.
  • Considere mesclar várias páginas sobre um tópico semelhante ou igual em um guia mais extenso sobre o tópico. (Não se esqueça de redirecionar URLs 301 posteriormente).
    Certifique-se de que o conteúdo do seu novo site seja otimizado para suas palavras-chave alvo. Otimize títulos, títulos, meta descrições e conteúdo do corpo.
  • Resolva problemas de conteúdo duplicado. O conteúdo duplicado pode acontecer por vários motivos, incluindo barras invertidas finais em URLs, problemas de CMS, conteúdo muito semelhante, conteúdo clichê e muito mais.

O Google fornece algumas dicas adicionais de melhores práticas para gerenciar a mudança de um site, incluindo dividir sua mudança em etapas menores, mudar apenas uma coisa de cada vez e cronometrar a mudança para coincidir com horários de menor tráfego.

Além desses pontos acima, o Screaming Frog é uma ótima ferramenta para ajudar na coleta de dados em seu site antes da migração, como:

  • Comparação de rastreamentos.
  • Staging/Homologação.
  • Mapeamento de URL.
comparar dominios migracao sites seo

Utilize APIs integradas às ferramentas de auditoria: audite rapidamente com a API do PageSpeed integrada ao Screaming Frog para ter um backup completo que te fornecerá dados preciosos de perfomance também.

Mas você precisará de mais dados do que isso. Você também vai querer reunir uma lista de seus rankings antes e depois da migração. Ahrefs e Semrush permitem que você rastreie e exporte suas palavras-chave facilmente.

Você pode – e deve – criar uma anotação no Google Analytics para marcar os dados pré-migração para que possa consultá-los quando terminar a migração do site.

No Google Search Console você também pode avisar quando o domínio mudou, isto ficará mais claro nas próximas etapas.

Depois de criar sua lista, você está pronto para prosseguir. A seguir, 12 etapas que o ajudarão a migrar seu site com sucesso, mas antes, um aviso: muito cuidado, não exclua seu site antigo. É bom ter um backup se o seu novo site falhar por algum motivo, com isso você pode voltar ou fazer a comparação rapidamente entre o site antigo e o novo. Isso já me salvou muito!

Etapa 1: configurar hospedagem, DNS, CDN, e-mail

Depois do backup do seu site feito e banco de dados. Idealmente, você também criará um site de staging (ou homologação como muitos costumam usar o termo) para testar a migração para reduzir quaisquer soluços iniciais que possam ocorrer ao longo do caminho.

Os ambientes de homologação permitem que você teste a migração e identifique quaisquer erros críticos. Se você estiver migrando um site conhecido que recebe muito tráfego e pode até gerar receita, o ambiente de homologação é muito importante.

As partes interessadas do negócio vão querer respostas suas se algo der errado, e a presença de um site em homologação ajuda a evitar problemas indesejados em produção.

Use o ambiente de homologação para testar redirecionamentos, conteúdo duplicado e os vários outros parâmetros mencionados ao longo deste post.

Depois de terminar com o site em homologação, você vai precisar fazer ou se tiver uma equipe de infraestrutura para te ajudar com a migração, é importante conferir se as seguintes tarefas foram feitas:

  • Configurar seu ambiente de hospedagem e transferir todos os arquivos.
  • Configurar as informações de DNS.
  • Alterar suas informações de CDN.
  • Alterar os parâmetros de e-mail.

Conclua essas etapas preliminares antes de passar para seus redirecionamentos.

Etapa 2: criar uma lista de redirecionamentos

Internamente, você e sua equipe devem ter uma lista de redirecionamentos que precisam ser criados e os que já existem. Você consultará esta lista para garantir que todos os redirecionamentos existentes estejam em vigor em seu novo site.

Felizmente, se você não tem muitos redirecionamentos e está mudando de domínio, precisará de um único redirecionamento para redirecionar o site.

Etapa 3 – usando AI para conferir seus redirecionamentos

Eu fiz um script em Python que me ajudou muito nas mais recentes migrações de sites que fiz e com certeza pode te ajudar também. Ele é bem simples e o código é muito fácil de entender. Vou deixar o link aqui para quem quiser baixar: redirecionamento automatizado para migrações de sites.

Eu também comecei a usar recentemente uma ferramenta que também faz esta verificação automaticamente, no pacote de ferramentas da Sitechecker há uma extra que cumpre bem esse papel a Website migration checker.

ferramferramenta migracao site confere redirecionamentos

Além disso, a ferramenta é muito útil para conferir os códigos das páginas, ao cadastrar um novo projeto, você consegue visualizar erros por prioridade, além disso ela destaca exatamente o trecho do código que precisa de correção e ainda explica como fazer o ajuste.

ferramenta sitechecker ajuda na correcao erros

Etapa 4: revisar sua estrutura de SEO

As especificações de SEO devem ser implementadas. Você precisará verificar o seguinte para garantir que a migração seja bem-sucedida:

  • Rastreabilidade do site
    Aqui você precisa garantir que os mecanismos de busca consigam acessar e indexar o conteúdo do seu site atual sem problemas, verifique também itens como velocidade de carregamento das páginas atuais e quantidade de páginas indexadas atualmente.
  • URLs personalizadas
    Verifique na nova plataforma se há possibilidade de criar URLs personalizadas. melhorar as URL
  • Texto alternativo
    Aproveite para revisar os alt texts das imagens e se possível melhorar as descrições.
  • Tags canônicas
    Faça a conferência de todas as suas tags canônicas para garantir que novo site estejam devidamente adequadas.
  • Robots.txt
    Verifique novamente a configuração do seu arquivo robots.txt para garantir que ele esteja bloqueando ou permitindo o acesso corretamente conforme o pretendido.
  • Mapas do site (Sitemap)
    Além do Sitemap.xml, você também pode desenvolver um novo mapa do site HTML para ajudar os usuários a navegar no novo site sem problemas.
  • Links
    Faça um inventário completo de links internos e externos.
    • Internos: Analise a estrutura de links internos para garantir uma navegação clara e hierarquia lógica de informações.
    • Externos: Avalie a qualidade dos backlinks que apontam para seu site, identificando links de baixa qualidade ou spam, com isso, separe-os para fazer o aquivo disavow e enviar ao Google.
      💡Eu gosto de separar os melhores backlinks e solicitar para os sites refetentes para alterar a URL no código em vez de só fazer o redirecionamento 301.
  • Hreflang
    Se o seu site tiver outros idiomas, certifique-se de que as tags hreflang estejam corretas. Uma boia escolha é fazer o Sitemap.xml com essas tags declaradas.
  • Dados estruturados
    Examine e retifique quaisquer problemas com dados estruturados em suas páginas usando ferramentas como as ferramentas de teste de dados estruturados do Google.
  • Validação da arquitetura de URLs
    Garantindo uma estrutura lógica e redirecionando URLs antigas para evitar perda de autoridade.
  • Configuração para dispositivos móveis
    Garantir que seu site seja otimizado para celular significa coisas como ter um design responsivo, navegação amigável ao toque, criar e formatar conteúdo com leitores móveis em mente e muito mais.
  • Paginação
    Utilize técnicas de SEO para otimizar a paginação, como a implementação de links canônicos, a otimização de títulos e meta descrições, e o uso de atributos “rel=next” e “rel=prev” (se necessário).

Etapa 5: executar benchmarks

Os benchmarks vão te dizer muito sobre sua migração e site. Do ponto de vista técnico de SEO, você vai querer ver os seguintes dados:

  • Velocidade de carregamento da página.
  • Taxas de indexação da página.
  • Erros de rastreamento.
  • Rankings de palavras-chave.

Você retornará a esses benchmarks várias vezes nas próximas semanas. Se você notar que a velocidade do site é lenta ou que você perdeu rankings, você vai querer examinar seu site mais para identificar o problema.

Se você tiver esses dados disponíveis, também terá algo para mostrar ao seu cliente (se estiver trabalhando com um) que pode destacar o sucesso do benchmark.

Benchmarks técnicos de SEO

Você quer que seus usuários tenham uma experiência excepcional em seu site. Para conseguir isso, a rastreabilidade precisa permanecer alta e as velocidades também devem ser monitoradas:

  • Otimização para celular: os sites precisam ser otimizados para celular. Duas ferramentas que podem ajudá-lo a verificar se os usuários em dispositivos móveis podem usar seu site perfeitamente são o Bing e o Website Grader.
  • Velocidade do site: a velocidade do seu site também importa, então você vai querer executar testes antes e depois da migração usando o PageSpeed Insights.
  • Conteúdo duplicado: às vezes, as migrações dão errado e o conteúdo duplicado aparece. Você quer verificar se não tem um monte de páginas duplicadas.

Executar o Screaming Frog quando a migração for concluída permitirá que você identifique erros que você precisará corrigir para evitar quaisquer problemas de rastreabilidade que possam surgir, incluindo conteúdo duplicado.

Etapa 6: analisar as páginas principais do site

As páginas principais do seu site são as páginas de geração de receita mais importantes e devem ser as primeiras que você segmentar. Analise essas páginas para garantir que estejam funcionando corretamente. Mesmo se você tiver mais de 1.000 páginas, escolha as 5% principais páginas e examine-as uma por uma.

Estas são páginas que:

  • Têm classificações de palavras-chave altas.
  • Geram a maior receita.

Ao examinar seus analytics, você vai querer ficar de olho nessas páginas enquanto continua com o restante destas etapas.

Etapa 7: executar novamente rastreadores de sites para comparar

Executar novamente seu rastreador é uma boa ideia neste momento. Você já passou pela maioria das etapas tediosas, mas agora é hora de comparar o rastreamento do seu site antigo com o novo.

O objetivo é verificar o seguinte:

  • Links quebrados do site (erros 404).
  • Redirecionamentos.
  • Títulos meta.
  • Meta descrição.

Compare seus metadados para garantir que tudo foi migrado corretamente. Às vezes, os metadados são perdidos durante a migração, especialmente se você alterar os sistemas de gerenciamento de conteúdo que tentam extrair dados de uma coluna ou tabela de banco de dados que não existe.

Etapa 8: auditar o site

As auditorias vêm a seguir, e você também pode usar alguns dos dados coletados na última etapa.

Sua auditoria deve incluir a verificação de:

  • Redirecionamentos.
  • Links internos.
  • Tempos de resposta do servidor.
  • Informações noindex/index.

Você também vai querer criar seu arquivo robots.txt, configurar tags canônicas e garantir que suas páginas principais estejam funcionando bem.

Etapa 9: configurar o Google Search Console

Se você estiver mudando de domínio, adicione seu site ao Google Search Console e às Ferramentas para Webmasters do Bing. Você vai querer acompanhar isso solicitando que seu site seja indexado e enviando seus mapas de site XML.

avisar google search console mudanca dominio 2

O Google Search Console permite que você altere o endereço do seu site. Você pode configurar a mudança de endereço acessando Configurações (ícone de engrenagem) –> Mudança de endereço.

A mudança de endereço do Search Console permite que você avise o Google sobre a mudança de endereço do seu site. No entanto, você precisará verificar se é o proprietário de ambos os sites antes de enviar sua mudança de endereço.

Etapa 10: executar testes de usabilidade

A usabilidade é um aspecto da migração de um site que as pessoas ignoram. Seu site pode manter seus rankings, mas você perderá receita se a usabilidade diminuir.

Testar manualmente as áreas principais do seu site é o próximo passo, e esses testes devem ser realizados em dispositivos móveis e desktops.

Verifique as seguintes áreas para garantir que estejam funcionando corretamente:

  • Conteúdo para download.
  • Formulários.
  • Processo completo de checkout.
  • Função de chat ao vivo.
  • Listas de discussão.
  • Navegação.

Você quer garantir que todos os recursos do seu site funcionem corretamente. Se você encontrar algum problema, corrija-o conforme necessário.

Etapa 11: monitorar análises e executar qualquer limpeza necessária

Com o tempo, você vai querer procurar erros e avisos no Google Search Console. Revise seus analytics ou rankings de palavras-chave para suas páginas principais.

Tradicionalmente, você vai querer ver suas páginas de maior geração de tráfego e ver se elas tiveram uma perda de tráfego. Se eles perderam rankings e tráfego significativos, comece a analisar os principais problemas, como:

  • Redirecionamentos inadequados.
  • Tempos de carregamento lentos.
  • Links internos perdidos.
  • Meta tags ausentes.

Você vai precisar observar atentamente a guia Cobertura do Google Search Console, que mostrará quaisquer erros críticos em suas páginas e avisos. Conforme esses erros surgirem, examine-os um por um e corrija-os.

Etapa 12: monitoramento de pós migração

O monitoramento pós-migração é necessário para as primeiras semanas, mas a maioria das mudanças será imediata. Alguns itens que você vai querer adicionar à sua lista de verificação de monitoramento são:

  • Erros 403/404/etc.
  • Verificação da configuração analítica.
  • Configurar o Google Search Console.
  • Enviar mapas de site.
  • Verificar se as licenças de terceiros foram transferidas.
  • Verificar se o sistema de cache está funcionando corretamente.
  • Certifique-se de que o e-mail está funcionando corretamente.
  • Verifique a navegação para verificar se funciona.
  • Execute o Screaming Frog para identificar erros.

Você pode usar este template modelo de planejamento de migração de site completo com checklist de todas as fases, que manterei atualizado para te ajudar a verificar sua migração site.

Garanta uma migração de site tranquila com estas etapas e dicas importantes

As migrações de sites exigem considerável diligência e tempo para serem executadas corretamente. Embora algumas etapas possam ser adicionadas à lista acima para agilizar ainda mais o processo de migração, elas são uma boa base para construir.

Sobre mim

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Olá, sou consultora de SEO com 13 anos de experiência em marketing online focada na qualidade dos resultados. Meu objetivo é ajudar o seu negócio a obter mais tráfego orgânico de forma sustentável.
Espero que você tenha gostado do meu artigo!

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