As visões gerais de IA, AI overviews google ou resumo de busca de IA, aparecem no topo dos resultados de pesquisa, empurrando os resultados orgânicos para baixo e dominando uma parte significativa da SERP (página de resultados de pesquisa).
Neste post você verá
Dado o impacto significativo que as visões gerais de IA podem ter no tráfego orgânico e na visibilidade, é claro por que as empresas desejam ser incluídas como um recurso em destaque.
Como o Google continua a refinar seus critérios para selecionar recursos em destaque, manter-se informado e adaptável é fundamental.
Neste post, exploraremos etapas práticas para aumentar suas chances de aparecer nas visões gerais de IA.
Porque você deveria tentar aparecer nas IA overviews do Google?
Antes de mergulharmos nas diferentes táticas de otimização que você pode implementar para ser apresentado nas ia overviews do Google, é importante se perguntar: vale a pena?
Como as visões gerais de IA geralmente resultam de consultas informativas (mais sobre isso abaixo), a resposta pode ser sim se o tráfego informativo for muito importante para o seu site.
Mas é importante observar que os resultados da AI overview são gerados rapidamente e as fontes citadas em muitas respostas podem ser mais voláteis do que os snippets em destaque. Em outras palavras, as AI overviews mudam MUITO.
Como tal, não há garantia de que você obterá um retorno significativo sobre o esforço que você coloca em ser apresentado.
Isso não quer dizer que você deva ou não experimentar tentar entrar nesses resumos de busca de IA, é apenas algo a considerar ao priorizar seus esforços de SEO.
Ainda quer tentar ser apresentado? Vamos mergulhar nas etapas que você pode seguir para aumentar suas chances.
Como ser apresentado nas visões gerais de IA do Google
Quando se trata de ser apresentado nas visões gerais de IA do Google, muitas das práticas se alinham com o que você provavelmente já está fazendo para garantir que seu conteúdo seja amigável e otimizado para SEO.
A chave está em ajustar essas estratégias de forma que atendam especificamente às IA overviews.
Siga o Guia de Princípios básicos de pesquisa do Google
Vamos começar com o principal conselho do Google sobre como ranquear em suas visões gerais de IA.
De acordo com o Google Search Central, “Não há nada de especial para os criadores fazerem para serem considerados além de seguir nossas diretrizes regulares para aparecer na pesquisa, conforme abordado nos Princípios básicos de pesquisa do Google”.
Esse vídeo que o Google preparou é bem interessante, vale a pena dar uma espiada.
Se você não estiver familiarizado, os Princípios básicos de pesquisa do Google são diretrizes fundamentais e práticas recomendadas fornecidas pelo Google para ajudar webmasters e criadores de conteúdo a melhorar a visibilidade e a classificação do site na Pesquisa Google.
Eles consistem em diretrizes em torno de três áreas principais:
- Requisitos técnicos: estes são os elementos básicos necessários para tornar um site acessível e compreensível para os mecanismos de pesquisa, como garantir que o Googlebot não seja bloqueado e que a página tenha conteúdo indexável.
- Políticas de spam: o Google prioriza sites que oferecem uma experiência de usuário segura e positiva. Como tal, você deve evitar práticas de spam, como cloaking, texto e links ocultos, excesso de palavras-chave, spam de links ou tráfego gerado por máquina.
- Principais práticas recomendadas: referem-se às práticas principais que impactam o potencial de classificação do seu conteúdo nas SERPs. Elas incluem a criação de conteúdo útil e voltado para as pessoas, garantindo que seus links sejam rastreáveis e incluindo consultas de pesquisa relevantes de forma proeminente em seu conteúdo.
Se você já está otimizando seu site para SEO, provavelmente está familiarizado com essas práticas.
1-Apoie e expanda as informações nas visões gerais de IA
De acordo com o Google, “as IA overviews mostram links para recursos que apoiam as informações no snapshot e exploram o tópico ainda mais”.
Como tal, é lógico que, para ser incluído, seu conteúdo deve expandir as informações na visão geral de IA na qual você deseja aparecer.
Procure cobrir o tópico fornecido da forma mais completa possível. Seu conteúdo deve ir além do básico, abordando todas as etapas da jornada de pesquisa do usuário.
Pergunte a si mesmo: quais informações eu gostaria de saber a seguir se pesquisasse sobre este tópico?
Um ótimo recurso para antecipar as necessidades passadas, presentes e futuras de um pesquisador são as Jornadas de Pesquisa no Explorador de Tópicos.
Usando conjuntos de dados de fluxo de cliques e IA generativa, as Jornadas de Pesquisa preveem o que os usuários pesquisarão antes e depois de qualquer tópico. Isso fornece um guia claro sobre o que cobrir para tornar seu conteúdo mais abrangente.
2-Mire em consultas informativas de cauda longa
Para aparecer nas visões gerais de IA, é importante saber quais pesquisas normalmente fornecem um resultado de AI overview.
Com base nos resultados de nosso estudo de pesquisa sobre o impacto inicial das visões gerais de IA, elas aparecem principalmente para consultas com forte intenção informativa. Especificamente, elas aparecem mais comumente para consultas informativas de cauda longa, especialmente em relação à obtenção de etapas detalhadas ou à execução de uma determinada tarefa.
Os termos principais, por outro lado, não parecem gerar normalmente uma Visão Geral de IA.
Como tal, se seu objetivo é ser apresentado nas visões gerais de IA, sugerimos que você mire em consultas informativas de cauda longa.
3-Garanta a relevância do conteúdo e responda à consulta rapidamente
As AI overviews são projetadas para fornecer rapidamente as informações mais relevantes e úteis. Como tal, é importante garantir que seu conteúdo responda de forma clara e direta à consulta de pesquisa para a visão geral de IA na qual você deseja ser incluído.
Evite enterrar a resposta à consulta em um monte de outras informações. Primeiro, certifique-se de que seu conteúdo atenda à necessidade principal do usuário e, em seguida, forneça informações adicionais que expandam ainda mais o tópico.
4-Estruture o conteúdo para que seja fácil de entender
As AI overviews do Google não apenas visam fornecer informações facilmente digeríveis, mas o conteúdo bem estruturado também é mais fácil para a IA do Google analisar e entender.
Como tal, é essencial estruturar seu conteúdo de maneira amigável para aumentar suas chances de ser selecionado para as visões gerais de IA.
Títulos, subtítulos, marcadores e parágrafos curtos e claros melhoram a legibilidade, permitindo que os usuários digitalizem e encontrem rapidamente as informações de que precisam.
5-Atualize o conteúdo regularmente
Atualizar seu conteúdo regularmente garante que ele permaneça relevante, preciso e útil, o que é crucial para a classificação nas AI overviews do Google.
Como as informações podem se tornar desatualizadas rapidamente, as atualizações frequentes mantêm seu conteúdo atualizado com as últimas tendências, dados e práticas recomendadas, tornando-o mais relevante para as consultas dos usuários.
↳ Leitura recomendada: Revolução na Busca: Google SGE e o Futuro da Pesquisa Online
Embora não haja sucesso garantido devido à natureza em rápida mudança das AI overview, os esforços listados acima podem aumentar seu potencial de aparecer como um recurso em destaque para as consultas que são importantes para o seu negócio.
Aqui está uma rápida recapitulação do que falamos sobre IA overviews:
- Siga o Guia de Princípios básicos de pesquisa do Google;
- Apoie e expanda as informações nas AI overview;
- Mire em consultas informativas de cauda longa;
- Garanta a relevância do conteúdo e responda à consulta rapidamente;
- Estruture o conteúdo para que seja fácil de entender;
- Atualize o conteúdo regularmente;
Como sempre, mantenha-se informado e flexível para manter sua vantagem competitiva no cenário de pesquisa em constante evolução.
Sobre mim
Olá, sou consultora de SEO com 13 anos de experiência em marketing online focada na qualidade dos resultados. Meu objetivo é ajudar o seu negócio a obter mais tráfego orgânico de forma sustentável.
Espero que você tenha gostado do meu artigo!