A configuração de integração à API do Google PageSpeed Insights com a ferramenta imprescindível para quem trabalha com SEO, o Screaming Frog, é muito útil para obter informações de maneira organizada e rápida. Ele gera as planilhas separadamente para analisar e compartilhar com a equipe de TI.
O PageSpeed Insights usa o Lighthouse e mostra também as métricas do Core Web Vitals. Portanto, o Screaming Frog é muito eficiente em expor e classificar com exatidão as métricas de velocidade do Lighthouse, analisar oportunidades e mostrar diagnósticos de velocidade em escala. Além de coletar dados do Relatório de experiência do usuário do Chrome (CrUX.
1.Criar uma chave de API do PageSpeed Insights
Para criar a chave de API do PageSpeed Insights, faça login em uma conta Google e, em seguida, vá para a página inicial do PageSpeed Insights.
O ideal é fazer esta configuração no perfil de cada empresa, onde estão configurados as contas do Google Analytics e Google Search Console, assim você organiza todos os acessos e chaves de APIs num mesmo perfil.
Ao acessar a página, role um pouco para baixo e clique no botão ‘Obter uma Chave’.
Na sequência, é só seguir o processo de criação de uma chave. Se não tem nenhum projeto, esta é a hora de criá-lo com o nome de sua preferência, logo após concorde com os termos e condições e clique em ‘NEXT’.
Com isso, ele irá habilitar a chave para o PageSpeed Insights e irá gerar uma chave API para ser copiada e guardada.
Faça a cópia da chave e clique em ‘DONE’.
2. Inserir a chave de API do PageSpeed Insights no Screaming Frog
Agora é só iniciar o SF e colar no campo “Secret Key” em:
Configuração > Acesso à API > PageSpeed Insights e pressione Connet e depois OK.
O programa irá guardar essa chave sempre que abrir, porém é seguro tê-la guardada em outro local caso necessite alternar entre projetos diferentes. Essa chave é usada ao fazer a integração para a API em https://www.googleapis.com/pagespeedonline/v5/runPagespeed.
3. Gerar as planilhas dos relatórios para a auditoria
Concluído o passo anterior, já será possível gerar e exportar via planilha em excel todos os dados para analisar e verificar as oportunidades:
O relatório é bem completo e está dividido em:
Visão geral das métricas;
- CrUX Metrics (‘Dados de campo’ em PageSpeed Insights);
- Lighthouse Metrics (‘Dados de laboratório’ em PageSpeed Insights);
- Oportunidades;
- Diagnóstico.
Para saber mais sobre cada item do relatório e ter uma visão mais ampla para priorizações, vale investir na leitura para entender como funciona cada métrica do PageSpeed e a pontuação de desempenho do Lighthouse.
Sobre mim
Olá, sou consultora de SEO com 13 anos de experiência em marketing online focada na qualidade dos resultados. Meu objetivo é ajudar o seu negócio a obter mais tráfego orgânico de forma sustentável.
Espero que você tenha gostado do meu artigo!