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Como integrar a API do PageSpeed Insights com Screaming Frog em 3 passos

By Andreza C S Ferrari20 de julho de 2024março 28th, 2025No Comments

O PageSpeed ​​Insights usa o Lighthouse e mostra também as métricas do Core Web Vitals. Portanto, o Screaming Frog é muito eficiente em expor e classificar com exatidão as métricas de velocidade do Lighthouse, analisar oportunidades e mostrar diagnósticos de velocidade em escala. Além de coletar dados do Relatório de experiência do usuário do Chrome (CrUX.

1.Criar uma chave de API do PageSpeed Insights

Para criar a chave de API do PageSpeed Insights, faça login em uma conta Google e, em seguida, vá para a página inicial do PageSpeed Insights.

O ideal é fazer esta configuração no perfil de cada empresa, onde estão configurados as contas do Google Analytics e Google Search Console, assim você organiza todos os acessos e chaves de APIs num mesmo perfil.

Ao acessar a página, role um pouco para baixo e clique no botão ‘Obter uma Chave’.

Na sequência, é só seguir o processo de criação de uma chave. Se não tem nenhum projeto, esta é a hora de criá-lo com o nome de sua preferência, logo após concorde com os termos e condições e clique em ‘NEXT’.

Com isso, ele irá habilitar a chave para o PageSpeed Insights e irá gerar uma chave API para ser copiada e guardada.

Faça a cópia da chave e clique em ‘DONE’.

2. Inserir a chave de API do PageSpeed Insights no Screaming Frog

Agora é só iniciar o SF e colar no campo “Secret Key” em: 

Configuração > Acesso à API > PageSpeed ​​Insights e pressione Connet e depois OK.

O programa irá guardar essa chave sempre que abrir, porém é seguro tê-la guardada em outro local caso necessite alternar entre projetos diferentes. Essa chave é usada ao fazer a integração para a API em https://www.googleapis.com/pagespeedonline/v5/runPagespeed.

3. Gerar as planilhas dos relatórios para a auditoria

Concluído o passo anterior, já será possível gerar e exportar via planilha em excel todos os dados para analisar e verificar as oportunidades:

O relatório é bem completo e está dividido em:
Visão geral das métricas;

  • CrUX Metrics (‘Dados de campo’ em PageSpeed ​​Insights);
  • Lighthouse Metrics (‘Dados de laboratório’ em PageSpeed ​​Insights);
  • Oportunidades;
  • Diagnóstico.

Sobre mim

Fundadora do SEOTEC at  |  + posts

Olá, sou consultora de SEO com 13 anos de experiência em marketing online focada na qualidade dos resultados. Meu objetivo é ajudar o seu negócio a obter mais tráfego orgânico de forma sustentável.
Espero que você tenha gostado do meu artigo!

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