Skip to main content
Webstories AutomatizadosBlog

Conheça as Web Stories: A ferramenta do Google para engajar o seu negócio

By Andreza C S Ferrari19 de junho de 2024março 28th, 2025No Comments

Quais as vantagens em ter Web Stories no meu site?

Sua web story será apresentada nas plataformas do Google mais relevantes, como a Pesquisa e o Discover, o que acabará direcionando um maior tráfego para o seu site. Além de diversificar o conteúdo de sua de sua página, o seu negócio ganha mais uma estratégia de marketing fora das redes sociais.

Como criar?

A maneira mais simples para a criação de conteúdo de suas Web Stories é sem programação, com o auxílio de plataformas como News Room IA e MakeStories. O Google recomenda a utilização de uma AMP para Story e a ferramenta para desenvolvedor do Chrome para simular diversos tamanhos e não cometer erros.

Recomendações para Criação de Web Stories 

Existem 4 assuntos principais para a criação de Web Stories: Narrativa, Design, Técnicas e SEO. No momento focaremos apenas nas recomendações para SEO.

  1. Disponibilizar conteúdo de alta qualidade: é importante que os conteúdos sejam do agrado dos leitores, que seja atraente e que chame a atenção dos leitores.
  2. Use um título curto: os títulos precisam ter menos de 90 caracteres
  3. Verifique se ao pesquisar no Google você chegará aos Stories: Não inclua o atributo noindex na história. Este atributo evita que o Google indexe a página e apareça nos resultados. Adicione também as Web Stories ao mapa do site. Acesse o relatório de cobertura do índice do Search Console e o relatório do mapa do site para ver se o Google consegue encontrar histórias na web.
  4. Certificar-se de que a Story é independente: todas as Web Stories devem ser padronizadas. Verifique se cada história da web tem um atributo rel = “canonical” de link. Por exemplo: <link rel=”canonical” href=”https://www.example.com/url/to/webstory.html”> Observação: se houver várias versões da mesma história em diferentes idiomas, informe ao Google sobre a versão local.
  5. Anexe os metadados: verifique se a Web Storie segue as diretrizes de metadados em AMP. Inclua tags que geralmente são incluídas em páginas da web como: Metatags de título e descrição, dados estruturados, OGP e Twitter Card.

Como usar as Web Stories?

Para aparecer na Web Stories é necessário seguir as recomendações do Google:

Criar a Web Story, verificar se a Web Story é uma AMP válida, verificar também os metadados e a indexação. E claro, não podemos esquecer de seguir as políticas de conteúdo da ferramenta.   

O Google Web Stories é uma excelente ferramenta para aumentar a influência da empresa por meio de resultados orgânicos, mas é imprescindível seguir as recomendações acima para aumentar as chances de aparecer nos resultados. É uma releitura dos Stories das redes sociais, com uma complexidade maior na produção de conteúdo.

Por que fazer Web Stories Automatizado?

Aumento do tráfego orgânico: As Web Stories são indexadas pelo Google, o que significa que elas podem aparecer nos resultados de busca e atrair mais visitantes para o seu site.

  • Maior engajamento: O formato visual e interativo das Web Stories prende a atenção dos usuários e aumenta o tempo de permanência no seu site.
  • Facilidade de criação: Com as ferramentas de automação, você não precisa ser um expert em design para criar Web Stories incríveis.
  • Escalabilidade: Você pode criar um grande volume de Web Stories em pouco tempo, sem comprometer a qualidade.

Como criar Web Stories automatizadas?

Existem diversas plataformas que oferecem ferramentas de automação para a criação de Web Stories. Algumas das mais populares são:

  • MakeStories: Uma plataforma intuitiva que permite criar Web Stories a partir de seus artigos de blog e outros conteúdos.
  • WordLift: Uma ferramenta de SEO que utiliza inteligência artificial para transformar seus textos em Web Stories otimizadas para os mecanismos de busca.
  • StoryChief: Uma plataforma completa para criação e gerenciamento de conteúdo, incluindo Web Stories automatizadas.

Dicas para otimizar suas Web Stories para SEO

  • Use palavras-chave relevantes: Inclua as palavras-chave que você deseja ranquear nos títulos, descrições e textos das suas Web Stories.
  • Otimize as imagens: Use imagens de alta qualidade e com tamanho adequado para garantir um bom desempenho.
  • Inclua links internos e externos: Link para outras páginas do seu site e para fontes externas relevantes para aumentar a autoridade da sua página.
  • Promova suas Web Stories: Compartilhe suas Web Stories nas redes sociais e em outras plataformas para aumentar o alcance.

As Web Stories automatizadas são uma ferramenta poderosa para criar conteúdo dinâmico e escalável. Com a ajuda das plataformas de automação, você pode transformar seus textos em histórias visuais e imersivas em questão de minutos. Além disso, as Web Stories são otimizadas para SEO, o que significa que elas podem ajudar a aumentar o tráfego orgânico do seu site.

Se você ainda não experimentou as Web Stories automatizadas, está na hora de começar. Elas podem ser a chave para levar seu conteúdo para o próximo nível.

Sobre mim

Fundadora do SEOTEC at  |  + posts

Olá, sou consultora de SEO com 13 anos de experiência em marketing online focada na qualidade dos resultados. Meu objetivo é ajudar o seu negócio a obter mais tráfego orgânico de forma sustentável.
Espero que você tenha gostado do meu artigo!

SEOTEC - SEO Técnico e Estratégico
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.